A IMPORTÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO DE TI

A IMPORTÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO DE TI

Mapeamento de procedimentos utilizados é fundamental para continuidade dos serviços

Toda e qualquer atividade na vida do ser humano funciona melhor se a organização for um de seus princípios. Planejamento e processos são essenciais para que um projeto, seja pessoal ou profissional, tenha sucesso. Isso não é diferente na comunidade de TI. Embora discordem, um dos principais pilares para a eficiência no setor é entender a importância da documentação de TI.

Uma gestão de TI profissional parte sempre de uma análise da tecnologia vigente dentro de uma empresa. O passo seguinte é o diagnóstico do que é necessário para que a tecnologia funcione em prol do negócio. Então, os gestores da TI partem para o planejamento, detalhando passo a passo o que deve ser feito para que a área seja plena. O caminho é longo, por isso deve ser detalhadamente documentado.

Itens fundamentais da Documentação de TI

Alguns itens que podem esclarecer a questão de como começar a documentar as atividades são:

  • Documentação dos servidores (nome, IPD, informações de hardware, documentos de instalação etc);
  • Internet (provedor, link, tipo de tecnologia, servidores);
  • Endereçamento de IP e roteamento (mapa, endereços e esquemas);
  • Topologia de rede (diagrama, layout, controles de acesso);
  • Ativos de rede (roteadores, switches, firewalls);
  • Políticas (segurança, instalação, criação de usuários etc);
  • Softwares e hardwares adquiridos;
  • Contatos (prestadores de serviço, equipamentos, fornecedor de rede etc)

Necessidade e benefícios

Destacar a importância da documentação de TI para a equipe responsável pelo setor numa empresa, é algo vital. Cria uma cultura de organização que apenas trará benefícios ao negócio. Como ajudar na implementação de novos colaboradores, ausência de responsáveis ou até troca de fornecedores. Dessa maneira, a TI estará em constante evolução, não importa quem esteja no comando.

Manter tudo detalhadamente registrado exclui a dependência da área por indivíduos exclusivos e garante que a TI da empresa seja fundamentada em soluções puramente técnicas. A rotatividade do mercado deixa de afetar os resultados da área. Eventuais mudanças, ajustes e configurações poderão ser compreendidos por qualquer pessoa que venha a acessar os sistemas, além de dar ao empreendedor total conhecimento do que foi ordenado a eles.

Além disso, a documentação de TI é vital para a segurança das tecnologias de uma empresa. O controle de informações, dados e pessoas, se resume à necessidade de monitorar, conhecer e limitar quem, quando e como tem acesso às informações disponibilizadas em bancos de dados ou sistemas em geral. O registro e a documentação dos sistemas são ferramentas que garantem que seu sistema seja tratado e desenvolvido de modo profissional.

Isso pode parecer algo distante para um pequeno ou médio negócio. Porém existem empresas especializadas em prestarem suporte de TI respeitando e pensando cada passo da implementação de acordo com as necessidades da empresa. Incorporar a mentalidade organizacional dessas empresas pode trazer vantagem competitiva ao seu negócio, além de instaurar uma cultura que privilegia a execução de um planejamento organizado por meio de processos bem definidos dentro da empresa. Quem conta com uma gestão profissional e documentada de TI só tem a ganhar e é isso que nós da DZOME buscamos oferecer a nossos parceiros

Nenhum comentário

Adicione seu comentário